quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Carta ao leitor I

Nunca me apresentei da forma que deveria. Não que alguém esteja
interessado em saber algo sobre mim, mas quero que quem for que esteja lendo esta página me conheça melhor.
É estranho o fato de que as coisas mais pessoais e profundas do meu ser são publicadas aqui para qualquer um ler; coisas que nunca falo no cotidiano. Entretanto, o de mais superficial e visível a todos que me
circundam é esquecido perante a minha própria egocêntrica vontade de
desabafar tudo aquilo que anda preso e impregnado na pele, na alma.
É difícil falar sobre mim mesma em palavras curtas, em textos não
metafóricos; deve ser o medo da exposição.
Para começar, devo esclarecer - se é que já não está bem claro - o meu
amor pela escrita. E mais que amor até: é minha sobrevivência; a forma
que encontrei de me conhecer melhor e de entender o mundo. Não sei o
que seria de mim sem ela.
Igualmente, amo a música e toda sua teoria, ora complexa, ora simplória.
Adoro sentar ao piano e tocar Yann Tiersen, e também pegar o violão e
brincar de compor e imaginar pessoas cantando minhas canções. Minha
existência não seria a mesma sem estas pequenas grandes coisas.
Adoro cinema - e já tentei escrever roteiros diversas vezes - e seu
dom de levar seus telespectadores para além da própria imaginação.
Adoro livros e sua capacidade de transportar qualquer um para um mundo diferente, inexistente perante os olhos, mas presente na realidade da mente dos leitores.
Adoro rock dos anos 60, guitarras, Amélie Poulain, música clássica,
dias de chuva em casa, sotaque britânico, francês, cabelos pretos,
banda larga, ipod, dormir, conversar com quem gosto, sentir a afeição
alheia por mim, poesia, prosa, sonetos, florbela espanca, filmes
dramáticos, coisas românticas sem serem melosas, aulas de biologia,
documentários sobre animais e genética, receber elogios que nao me
deixem sem graça, me sentir a vontade, ser diferente.
Hoje, acabarei de ler "O morro dos ventos uivantes". Amanhã pretendo
começar a ler "O amor nos tempos do cólera".
Já li várias coisas. Me marcaram "Orgulho e Preconceito", "A menina que
roubava livros" e "Os sofrimentos do jovem Werther". Me entreteram "Diário da princesa", "Crepúsculo", "Gossip girl", e já fui viciada em "Harry Potter". Não gostei de "O caçador de pipas".
Meu gosto musical varia durante o tempo, mas raramemte deixo de gostar
de algum músico que escutei muito durante uma determinada época.
Gosto de filmes com uma bela fotografia e roteiro interessante,
intensos ou divertidos.
Sou extremamente introspectiva, vivo para dentro. Sou ansiosa,
teimosa, estranha, calada, antipática, ininteligível, desorganizada,
depressiva, sozinha, sensível, emotiva por dentro e casca dura por
fora, alvo fácil de críticas.

Um abraço e meus sinceros agradecimentos por me ler,
da autora.

Nenhum comentário: